19/11/2015

Projeto "Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena"

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou no dia 19/11/2015 a abertura da Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino sobre o Projeto "Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena.

Estiveram presentes na abertura da exposição a Secretária Municipal de Educação e Cultura Laelia Alba Lins Figueira, supervisores de ensino, orientadores pedagógicos, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, alunos e demais autoridades municipais e membros da comunidade.

É impossível fechar os olhos e fingir que não há discriminação no Brasil (e fora dele) contra religião, negros, índios, migrantes, portadores de deficiências, homossexuais, mulheres, etc. Ao mesmo tempo em que a educação reafirma a necessidade da inclusão, vemos que a intolerância contra pessoas que não correspondem a um padrão é crescente.

Sabemos que a escola é o lugar de construção, não só do conhecimento, mas também da identidade, de valores, de afetos, enfim, é onde o ser humano, sem deixar de ser o que é se molda de acordo com sua sociedade. O Brasil, formado a partir das heranças culturais europeias, indígenas e africanas, não contempla, de maneira equilibrada, essas três contribuições no sistema educacional. Esse quadro começou a mudar a partir de 2003, com a aprovação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, sendo modificada em 2008 pela Lei 11.645/08, que inclui também o estudo da história e da cultura indígena. Essas leis alteram a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e têm o objetivo de promover uma educação que reconhece e valorize a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.

Sendo assim, comprometidas com uma sociedade democrática e justa as escolas da Rede Municipal de Cerquilho desenvolvem o projeto "CULTURA AFRO- BRASILEIRA E CULTURA INDÍGENA". Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem o prazer em convidá-lo a visitar a mostra cultural do projeto desenvolvido pelos alunos, que está organizada no espaço da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e permanecerá do dia 19/11 a 03/12/2015.