05/10/2012

Professores da Rede Municipal recebem formação continuada sobre Patrimônio Cultural e Patrimônio Arqueológico

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a empresa ALASCA ARQUEOLOGIA e a USP realizou nos dias 05, 11,12, 13 e 29/09 capacitação de formação continuada para professores dos vários segmentos da educação.

Os professores foram orientados pelos seguintes profissionais: Dr. Marcos Rogério de Carvalho (Arqueólogo e Pesquisador), Mª Ana Cristina Chagas dos Anjos (Socióloga, Educadora Ambiental e Patrimonial e Pesquisadora LAPPES/USPLAPPES) e Mariana de Castilho Golveia (Educadora Ambiental).

O objetivo da capacitação foi o importante resgate do que conhecemos por “Patrimônio Cultural”, pois sabemos que este termo está cada vez mais recorrente em nossas vidas e aparece em diversos espaços de discussão, estando intimamente relacionado ao nosso modo de vida e ao legado que carregamos de gerações passadas.

O patrimônio pode ser entendido como um conjunto de bens materiais e imateriais (tangíveis e intangíveis) que é reconhecido como importante para um determinado grupo e é uma marca das múltiplas manifestações de uma dada comunidade, território, país, comunidade indígena, entre outros, percebido como elemento vivo, que passa a ser preservado e ressignificado. Portanto, Patrimônio é uma herança, em suas variadas esferas, pessoais, coletivas materiais, genéticas e históricas.

Desta forma, a capacitação do “Programa de Arqueologia Preventiva” propôs a busca e a valorização do nosso patrimônio cultural.