01/12/2014

Finalização do Curso do PNAIC

Nos dias 17 e 22/11/2014, finalizaram-se no Município de Cerquilho, os encontros presencias do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

A formação teve início em junho com foco na alfabetização matemática, onde as orientadoras de estudos Ana Paula da Costa Silva e Helaine A. Carducci A. Lima desenvolveram com os professores alfabetizadores, os 8 cadernos propostos na formação.

Os mesmos trouxeram conteúdos relacionados à organização do trabalho pedagógico, conhecimentos sobre agrupamentos e registros, construção do sistema de numeração decimal, resolução de situações-problemas, jogos, inclusão, Geometria, Educação Estatística, Grandezas e medidas e o conhecimento matemático articulado com outras áreas do saber.

Além de uma abordagem dinâmica e reflexiva sobre tais conteúdos, houve uma intensa articulação dos temas trabalhados com a ideia do aprimoramento do Sistema de escrita, buscando sempre desenvolver propostas de acordo com a aprendizagem dos gêneros textuais a partir dos conhecimentos matemáticos.

O curso foi organizado a partir de pautas elaboradas pelas orientadoras de estudo, com propostas de estudos, reflexões sobre os textos e atividades práticas realizadas em grupo e individualmente nos encontros presenciais.

Um dos aspectos mais relevantes da formação foi a aplicação das atividades em sala de aula, onde os professores alfabetizadores elaboravam sequências didáticas e aplicavam aos seus alunos em sala, fazendo relatos de como foi o desenvolvimento.

A próxima etapa a ser vencida é a realização do seminário municipal que ocorrerá dia 12/12/2014, onde os professores farão a apresentação dos temas dos cadernos estudados e relatos de atividades aplicadas em sala de aula.