02/12/2014

EMEF Profª Lavínia Rodrigues Sanson recebe certificado
da Terracycle e da Coppertone Brasil

Desde o início de 2012, a EMEF Profª Lavínia Rodrigues Sanson desenvolve, de forma muita efetiva e articulada, um projeto de Educação Ambiental em parceria com a empresa TerraCycle do Brasil, que tem como objetivo principal envolver toda a comunidade escolar para a coleta seletiva de embalagens de difícil reciclabilidade.

Cabe destacar que tal projeto é de grande relevância socioambiental, pois além de desviar milhares de embalagens do aterro sanitário de nossa cidade, o que aumenta a vida útil deste, ele proporciona um retorno financeiro à escola, que recebe por embalagem enviada à TerraCycle R$0,02, isto é, dois centavos.

Para estimular a participação dos alunos no referido projeto, a escola premia com um Kit escolar aqueles que levarem o maior número de embalagens ao longo do ano letivo e, em outubro de cada ano (Semana da Criança), todos os alunos da unidade escolar são contemplados com um dia de diversão em vários brinquedos (cama elástica, escorregador inflável e touro mecânico), que são montados na quadra da escola. Vale ressaltar que o pagamento do aluguel dos brinquedos é realizado com o dinheiro arrecadado com a venda das embalagens.

Anualmente, a EMEF Profª Lavínia Rodrigues Sanson encaminha, sem custos, milhares de embalagens à empresa TerraCycle do Brasil. Neste ano, foram enviadas um total de 36.715 embalagens de difícil reciclabilidade, pertencentes a 9 tipos de brigadas, o equivalente a R$ 734,30.

A grande participação e envolvimento dos alunos, pais, professores e demais membros da unidade escolar no projeto rendeu à mesma, em outubro deste ano, um certificado de destaque nacional emitido pela TerraCycle do Brasil e a Coppertone Brasil, ficando a escola Lavínia, da cidade de Cerquilho, entre os times que mais coletaram resíduos para a Brigada Protetores do Planeta no período 2013 - 2014.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Cerquilho parabenizam a equipe da escola Lavínia pelo grande engajamento no projeto e esperam que o time de coleta continue ativamente atuante em 2015, pois ações como esta são extremamente relevantes dos pontos de vistas ambiental e social.