12/12/2014

Município Verde Azul: Cerquilho fica em 4° no ranking paulista

No dia 11/12, foi divulgado o resultado do Programa Município VerdeAzul (PMVA) - Ciclo 2014, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde Cerquilho foi certificado, obtendo a 4ª colocação entre os 610 municípios participantes. No ano passado, ficou em 25º lugar de 587 municípios participantes, com a 4ª maior nota na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) Sorocaba/ Médio Tietê.

O resultado mostra que a equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) não mediu esforços para aprimorar e executar as exigências do PMVA, buscando sempre trabalhar de modo cooperativo com os outros setores do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil. "Aproveitamos para agradecer a contribuição de todas as Secretarias Municipais, funcionários e de todos os setores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC), na elaboração e organização dos documentos comprobatórios dos diversos critérios deste programa, além do COMDEMA, das empresas e do Poder Legislativo", agradece a pasta.

"As ações ambientais realizadas não teriam a repercussão que tiveram se não fosse pelo interesse e pela participação de todos. Por isso, o nosso muito obrigado a todos os munícipes, comerciantes, empresários e parceiros que prestigiaram nossos eventos, colaborando de forma concreta para a sustentabilidade desta cidade", completou.

A Prefeitura de Cerquilho, através da SAAMA, entregou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), no dia 15 de outubro, os documentos comprobatórios do PMVA de todas as ações realizadas no período de outubro de 2013 a setembro de 2014 - chamado Ciclo 2014.

A partir de janeiro de 2014, a SAAMA sofreu reestruturação em seu corpo técnico, a fim de otimizar as ações ambientais da pasta. O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Felipe Gustavo Pascutti, remanejou profissionais e propôs novas contratações para consolidar três setores dentro da Estrutura Ambiental do Executivo Municipal: Setor de Arborização, de Resíduos e de Educação Ambiental.

Em 2009, primeiro ano que participou do PMVA, Cerquilho não foi certificada. Todavia, o interlocutor do programa na época, o atual Secretário Felipe Gustavo Pascutti, recebeu o Prêmio Anual aos Interlocutores, dado o envolvimento durante a execução do programa.

Em 2010, as empresas Cipatex, Usina Santa Maria e Termotécnica ganharam do Estado o Prêmio Parceria VerdeAzul, por estabelecerem parceria com Cerquilho e trazerem benefícios ao meio ambiente local.

De 2010 a 2013, Cerquilho foi certificada consecutivamente no PMVA e, em 2013, ficou em 25º lugar no Estado, de 587 municípios participantes, e obteve a quarta maior nota na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) Sorocaba/ Médio Tietê.

Em 2014, com o slogan "Cerquilho: Rumo à Sustentabilidade", a cidade ocupa a 4ª colocação de 610 municípios participantes do PMVA no Estado de São Paulo.

MUNICÍPIO VERDEAZUL: O Programa Estadual Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo de São Paulo, visando promover a eficiência na gestão ambiental através da descentralização e da valorização da base da sociedade. O objetivo deste programa é capacitar as prefeituras a implementar e a desenvolver uma agenda ambiental estratégica, composta de 10 Diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Sendo assim, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente oferece capacitação técnica às equipes locais e lança, ao final de cada ano, o Ranking Ambiental dos municípios paulistas participantes do programa.