Notícias

 


25/11/2014

EMEF Profº João Toledo é contemplada pelo Escola Sustentável

 

No ano de 2014, a EMEF Profº João Toledo foi contemplada pelo Programa Escola Sustentável. A unidade escolar, em 2013, participou da 4ª Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que consistiu na discussão sobre os problemas ambientais locais, tal como coleta de dados e lançamento de ações que viabilizaram a mobilização da comunidade escolar para a reflexão e prática de ações e soluções para os problemas levantados.

O Projeto que se destacou foi o "Meio Ambiente na Escola", que trouxe para a discussão o descarte indevido do óleo de cozinha, cujas propostas foram:

- incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social;

- identificar-se como parte integrante do meio ambiente;

- reduzir a quantidade de resíduos a serem destinados de forma inadequada;

- destinar a maior quantidade de resíduos para reciclagem e reaproveitamento;

- incentivar a coleta de óleo usado de maneira consciente.

Diante de um trabalho tão grandioso da unidade escolar, o Projeto passou para a Fase Regional e representou Cerquilho em Águas de Lindoia, pelo aluno Leandro Proença Falci. A participação foi um dos critérios para a escola ser contemplada pelo Programa Escola Sustentável, que tem como dinamismo o repasse de uma verba de R$12.000,00 (doze mil reais) para a elaboração de ações sustentáveis dentro da escola, concretizando ainda mais as ideias de melhores ações de preservação do Meio Ambiente.

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Escolas Sustentáveis, oferecido nos moldes estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), consiste no repasse financeiro, por meio de transferência de recursos de custeio e de capital, para promover ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino e apoiar as escolas públicas das redes distrital, municipais e estaduais na adoção de critérios de sustentabilidade socioambiental, considerando o currículo, a gestão e o espaço físico, de forma a torná-las espaços educadores sustentáveis.

Abaixo, segue o portfólio com as principais ações da escola referente ao Projeto descrito:

Dia do Meio Ambiente - Projeto (24/08/2013)

No dia 24 de agosto de 2013, a EMEF Profº João Toledo abriu suas portas para a comunidade, a fim de que apreciassem o trabalho realizado pelos alunos durante o bimestre.

Nesse dia, foram realizadas várias atividades educativas - com destaque para a palestra da Engenheira Florestal Cristiane Renata Gaiotto Caldana - e esportivas, acompanhadas pelas professoras de Educação Física, propiciando excelentes momentos e ambiente de aprendizagem.

A ideia surgiu a partir da vontade dos alunos dos 9ºs Anos aplicarem sua aprendizagem. O óleo usado é altamente prejudicial ao meio ambiente quando jogado na pia (rede de esgoto), causando entupimento das tubulações e, se não houver um sistema de tratamento, poderá espalhar-se pela superfície dos rios e das represas, causando danos à flora e fauna aquática.

Pode também ficar no solo, causando a impermeabilização e, com isso, causando enchentes. Sua decomposição no solo produz gás metano, causa mau cheiro e agrava o efeito estufa.

Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e portanto deve ser incentivada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FUNDEB

 

IDEB CERQUILHO

 

SARESP

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 


 

Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Cerquilho/SP
Av. Dr. Vinicius Gagliardi, 1180 - N. Sra. de Lourdes
Fonefax: (15) 3384-8333
Email:
educacao@cerquilho.sp.gov.br



Site melhor visualizado em 1024 x 768 ou superior


Webdesigner:Email