24/06/2015

Alunos da Escola Ondina visitam O CEAGRE "Jatobá"

Nos dias 18 e 19 de junho de 2015, 28 alunos do Maternal II e 13 alunos da Pré-escola da EMEII Ondina Módolo Doriguello visitaram o Centro de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos CEAGRE "Jatobá", que fica no interior da ETE "Capuava" de Cerquilho, SP.

O principal objetivo da visita foi proporcionar aos alunos o conhecimento de algumas espécies da flora e da fauna do Cerrado brasileiro, bioma este que predominava em nossa região antes das grandes alterações da paisagem provocadas pelo homem. Cabe destacar que as crianças conheceram, in loco ou através do vídeo "Sou amigo do Lobo" os seguintes elementos da biodiversidade do Cerrado:

• Uma imensa árvore de Jatobá (Hymenaea sp.) bem como os seus duros e comestíveis frutos;

• O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) e um crânio desta espécie, que é típica do Cerrado brasileiro;

• O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), animal do Cerrado ameaçado de extinção e que, em 2015, foi eleito pela Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) como o animal do ano para o desenvolvimento de uma ampla campanha em nível nacional denominada "O Ano do Lobo-Guará" e cujo objetivo principal é envolver toda a sociedade brasileira na conservação dos lobos-guarás.

• A lobeira ou fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum), planta típica do Cerrado e cujos frutos são altamente apreciados pelo lobo-guará e fazem parte de sua alimentação.

Vale ressaltar que tanto os alunos quanto os professores participaram ativamente das atividades da visita de campo bem como adquiriram muitas informações novas sobre algumas espécies do Bioma Cerrado.