2505/2015

Formação continuada para professores de História, Arte e Coordenadores Pedagógicos

No início do mês de maio a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visando ao desenvolvimento profissional dos educadores das disciplinas de Arte e História e Coordenadores Pedagógicos promoveu uma visita para o Cemitério da Consolação em São Paulo e ao Museu de Arte Brasileira.

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação foi à primeira necrópole construída na cidade de São Paulo, que reúne cerca de 300 esculturas e trabalhos de artistas renomados como Victor Brecheret e o arquiteto Ramos de Azevedo.

O cemitério abriga sepulturas de personagens da história paulistana como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo e Mario de Andrade, além do imponente mausoléu da família Matarazzo, maior da América do Sul e cuja altura equivale a um prédio de três andares.

Durante a visita monitorada os professores puderam constatar que um passeio feito pelo Cemitério da Consolação é um passeio por dentro de nossa alma coletiva, uma visita a nós mesmos, a descoberta e a configuração das configurações objetivas do que dá sentido ao que fazemos e ao que deixamos de fazer.

Na mesma data visitaram a Fundação Armando Alvares Penteado "Museu de Arte Brasileira", onde puderam constatar que a exposição "Retratos da Brasilidade" busca questionar e apresentar ao visitante uma reflexão sobre os elementos constituinte da cultura brasileira cenas do século XIX, tipos, Cenas de trabalhos, Cultura popular tradicional, fauna e flora e futebol, um rastreamento de dados constituinte de nossa diversidade cultural, de nossas festas tradicionais, e uma reflexão de como podemos entender como nossa identidade.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura acredita e investe no desenvolvimento profissional docente, redirecionando suas concepções metodológicas e oportunizando a reconstrução do conhecimento.