24/07/2015

Professores da Rede Municipal de Ensino
receberam formação nos dias 20, 21 e 22 de julho

Nos últimos dias 20, 21 e 22 de julho professores da rede municipal de ensino receberam formações marcando a abertura das atividades docentes no 2º semestre.

Dia 20, o encontro foi com todos os professores da rede no Teatro Municipal onde foram ministradas duas palestras com as temáticas voltadas a inclusão educacional e social. O primeiro momento contou com a palestrante Eunice Nascimento com a fala voltada ao recebimento de alunos com deficiência em sala de aula, com foco em vivências. O segundo momento foi ministrado pelo palestrante Sr. Emílio Figueira, focalizando o tema "As pessoas com deficiência na era da inclusão escolar e social."

No dia 21, ocorreram oficinas organizadas e distribuídas por áreas solidificando trabalhos práticos com temas diversos atendendo as solicitações dos próprios professores da rede municipal. As oficinas ocorreram em três escolas sedes simultaneamente, assim dividas em suas respectivas temáticas:

* E.M.E.F. "Prof. Artur L. Gayotto"
- Língua Portuguesa – Conceitos Linguísticos e Aplicação Prática da Língua
- Leitura e Produção de Textos e Recuperação Paralela de Língua Portuguesa: O processo de ensino e de aprendizagem da leitura e da produção textual: conteúdos e condições didáticas
- Inglês: Oficina Lúdica, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação da disciplina de Inglês; Sequência Didática; Jogos e Músicas (conteúdo do apostilado)
- Matemática e Recuperação Paralela de Matemática: Tratamento da Informação: Possibilidades na Sala de Aula para os desafíos das Avaliações Externas
- História, Geografia e EMEBE: A neurociência como fator de importância na aprendizagem escolar
- Ciências: Teoria e prática, temáticas que caminham juntas no ensino de Ciências
- Educação Física: Esportes Radicais nas aulas de Educação Física
- Arte: Brincadeiras, cantoria, devaneio ... Tudo isso é Arte?

* E.M.E.F. "Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi"
- Ensino Fundamental I (1º ao 3º ano): Grandezas e medidas: no ciclo inicial com Sistema Monetário Brasileiro e resoluções de problemas
- Ensino Fundamental I (4º ao 5º ano): Grandezas e medidas: no ciclo inicial com Sistema Monetário Brasileiro e resoluções de problemas

* E.M.E.F. "Prof.ª Lavínia Rodrigues Sanson"
- Literatura Infantil: Letramento Literário

No dia 22, os professores de Educação Infantil (creche e pré-escola) participaram da formação com a temática: "A importância da música e do movimento no desenvolvimento infantil". Os demais professores se reuniram em suas respectivas sedes de trabalho, oportunizando o Planejamento mais específico e mais voltado às organizações dos Planos de Aula e às preparações para os Projetos Pedagógicos.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece imensamente a parceria junto à FTD, empresa responsável pelo o Sistema Apostilado Municipal, de forma especial agradece a todos os colaboradores e professores presentes e deseja a todos um ótimo retorno ao trabalho.