14/04/2015

1ª Etapa do Projeto "Gotas de Sabedoria:
por uma Gestão Consciente da Água"

No dia 07 de abril, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC) executaram a 1ª Etapa do Projeto Intersetorial "Gotas de Sabedoria: por uma gestão consciente da água", que foi lançado na Semana da Água de nosso município e tem como objetivo principal estimular o corpo discente, docente e gestor das escolas da Rede Municipal de Ensino à adoção de ações que promovam o uso racional da água.

A 1ª Etapa do referido projeto, realizada no Centro Interativo Municipal, consistiu na sensibilização dos gestores das escolas municipais (Diretores e Coordenadores Pedagógicos) e contou com a seguinte pauta: apresentação do vídeo "Água e Cooperação"; projeção dos 10 Direitos Universais da Água; socialização das ideias e posicionamentos dos gestores referentes ao material exposto; distribuição das contas de água das escolas e dos caseiros destas; esclarecimentos e orientações da equipe técnica do SAAEC; apresentação dos pontos principais do projeto e, por fim, esclarecimento das dúvidas relacionadas a este.

Cabe destacar que, até o presente momento, os gestores das escolas municipais não tinham acesso às contas de água dos imóveis onde as escolas estão instaladas. Todavia, a partir deste projeto, os gestores receberão, mensalmente, as contas de água de sua instituição e traçarão, junto a sua comunidade escolar, metas de economia e uso consciente da água, sendo corresponsáveis pela gestão desta em nosso município.

A SMEC, a SAAMA e o SAAEC agradecem, imensamente, a participação ativa dos gestores das escolas nesta primeira etapa do projeto e acreditam que a cooperação destas proporcionará resultados positivos a todo município, afinal, cada gota de água não desperdiçada em nossa cidade contribuirá com o abastecimento contínuo da mesma a toda população cerquilhense.