16/03/2015

Vacinação contra o vírus HPV nas escolas municipais

A Secretaria de Saúde e Promoção Social, em parceria com a Secretaria de Educação, através da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, inicia na segunda-feira, 16, a Campanha de Vacinação Contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) e tem o objetivo de imunizar meninas com idades entre nove e 11 anos.

A vacina já faz parte do calendário de vacinação regular do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação ocorrerá em Escolas Públicas e Privadas do município. Nos Postos de Saúde também haverá vacinação, mas, segundo a Prefeitura, o foco é nas escolas. Por isso, equipes da Secretaria de Saúde percorrerão as escolas.

As meninas não vacinadas na escola, poderão receber a imunização na Unidade de Saúde mais próxima.

O HPV é a 3ª causa de mortes por câncer no Brasil. A vacina contra essa doença é muito importante para a prevenção do Câncer de Colo de Útero e verrugas genitais, bem como para a redução da incidência e da mortalidade por essa enfermidade. Estudos mostram que a ocasião mais efetiva para a vacinação contra o HPV é na faixa etária entre nove e 13 anos de idade, antes do início da atividade sexual. Nesta época da vida, a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito altos, o que vem a impactar na redução da incidência de caso.

Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda dose deverá ser tomada seis meses após a primeira dose, e a terceira, cinco anos depois.

As meninas de 11 a 13 anos que tomaram apenas a primeira dose no ano passado devem procurar os Postos de Saúde para dar sequência ao ciclo de vacinação.