30/08/2016

II Semana Literária de Cerquilho

Durante a semana, entre os dias 22 a 26 de agosto, ocorreu nas Escolas de Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino de Cerquilho a "II Semana Literária", que concluiu os projetos: "Conta que encanta", dos alunos dos 6ºs anos; "Robinson Crusoé", dos alunos do 7ºs anos e "Clássicos da Literatura: o universo de suas significações", dos alunos dos 8º e 9º anos. Tais projetos foram desenvolvidos no decorrer do ano de 2016, desde o 1º bimestre letivo.

Os projetos visaram à leitura dos livros: "O fantástico mistério de Feiurinha", de Pedro Bandeira, tendo como produto final a escrita de paródias dos contos de fadas, quando os alunos tiveram a oportunidade de estudar as características de uma paródia literária; "Robinson Crusoé", de Daniel Defoe (adaptado), cujo objetivo principal foi o estudo das características do espaço e personagem na narrativa de aventura, e seu produto final foram as apresentações das maquetes, divididas por partes da narrativa. Já o trabalho com os clássicos literários oportunizou aos alunos o contato com a literatura clássica, incentivando a criatividade e a arte através dos trabalhos propostos, o que levou à reflexão do estilo, estética, gênero e estrutura textual, além de estimular a criatividade, a oralidade e desenvolver a capacidade escritora.

Durante a semana literária, os alunos apresentaram os trabalhos que foram organizados em: teatros, leituras dramatizadas, musicais, salas ambiente, apresentações de releituras, apresentações de maquetes, paródias, exposição dos livros de paródias de autoria dos alunos.

A Semana Literária teve relevante importância aos estudantes, mostrando-lhes que a leitura pode ser prazerosa, além de levar à reflexão e admiração pela arte da palavra.