07/07/2016

Intercâmbio Cultural

Na quarta-feira, 6, cerca de 320 alunos de Moçambique receberam as 500 cartas escritas e enviadas por nossos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Essa ação faz parte do projeto “Cultura Afro-brasileira e Cultura Indígena”, que tem como objetivo ampliar o universo sociocultural das crianças, bem como estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas.

A atividade aproximou os alunos da realidade cultural das crianças moçambicanas, pois propôs uma reflexão sobre a formação da sociedade brasileira a partir das contribuições dos povos africanos.

O próximo passo, agora, será dos alunos da Escola El Shaddai, localizada na cidade do Dondo, na província de Sofala, em Moçambique, os quais terão que responder nossas cartas, contando sobre seu cotidiano e suas preferências. Desta forma, estabeleceremos também um vínculo de amizade entre os alunos dos dois países.

Para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, proporcionar aos alunos dos dois continentes essa possibilidade de intercâmbio é, com certeza, fortalecer os laços comuns oferecendo-lhes a possibilidade de enxergar a construção de um mundo melhor, baseado na tolerância e na cultura da paz.