05/05/2016

Dia Nacional da Matemática

No dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Esta data foi escolhida em homenagem ao matemático Júlio César de Mello e Souza, que tinha o pseudônimo MALBA TAHAN e nasceu no Rio de Janeiro em 06 de maio.

Júlio César de Mello e Souza, com o nome de Malba Tahan, escreveu mais de 55 livros, entre eles "O homem que calculava" e "Lendas do oásis". As obras de Malba Tahan permitem aprender conceitos de Matemática e constatar que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa.

"O homem que calculava" é o seu livro mais conhecido. No estilo de "As mil e uma noites", Malba Tahan conta a história do calculista persa Beremiz Samir que em viagem até Bagdá mostra suas incríveis habilidades em solucionar problemas matemáticos.

Pela sua contribuição, o Congresso Nacional institui através da Lei nº 12.835, de 26 de Junho de 2013, o Dia nacional da Matemática a ser comemorado em todo território brasileiro.