02/06/2016

Professores participam de palestra sobre Hiperatividade

Durante os meses de abril e maio, os professores do Ensino Fundamental participaram de uma palestra sobre TDAH ministrada pela neuropsicóloga Patrícia Cláudia Rodrigues nas escolas municipais.

TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. É um problema de execução e não de inteligência.

Saber como conduzir o processo de ensino e de aprendizagem ao aluno portador de TDAH é um grande desafio do professor. Sendo assim, durante a palestra, além de apresentar o conceito desse transtorno, suas características, causas, diagnósticos e tratamentos, a neuropsicóloga Patrícia orientou os professores sobre a adequação das atividades, do tempo e do espaço necessárias aos alunos com déficit de atenção e hiperatividade.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura acredita que através dessa capacitação, os professores podem refletir sobre suas práticas e atuar com maior segurança em sala de aula.

A última palestra acontecerá no dia 07/06 às 17h40 na EMEF Profª Lázara A. C. Sabatini.