25/10/2016

Formação Continuada para professores de História, Geografia e Coordenadores Pedagógicos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), visando o desenvolvimento profissional dos educadores das disciplinas de Geografia, História e Coordenadores Pedagógicos promoveu, no mês de outubro, uma capacitação sobre "Patrimônio Cultural, Arqueologia e a Educação Patrimonial" oferecida pelo MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia-USP/SP).

A referida capacitação oportunizou aos professores vivenciarem uma experiência sobre a Polis "Viver na Cidade Grega Antiga".

Durante a visita, os professores puderam observar uma maquete da antiga cidade grega - a Polis - como uma forma original de viver junto, estabelecida pelos helenos, em contato com outras sociedades, em muitos lugares do mediterrâneo. Um "verdadeiro mundo grego" com toda sua variedade, complexidade e dinamismo.

A SMEC acredita que se faz necessário oportunizar aos professores formação nesta área a fim de fortalecer as discussões sobre os universos da ciência arqueológica e da arqueologia, através de uma reflexão aprofundada acerca da importância da cultura material como geradora de conhecimento sobre os modos de vida do passado e do presente. Espera-se, ainda, que aprofundar as discussões sobre essas temáticas possa garantir ao professor a construção de um novo olhar, criando situações de vivência e reflexões sobre a memória.