05/05/2017

Alunos do 5º Ano Integral da EMEF. Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi fazem uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) 'Capuava' de Cerquilho

No último dia 02, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) oportunizou aos alunos do 5º Ano Integral da EMEF. Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) 'Capuava' de Cerquilho/SP.

A visita deu-se no período da manhã, das 8h às 9h, foi mediada pelo Técnico em Química da ETE José Antônio Galvão e contou com a participação de 22 pessoas, sendo 18 alunos, 01 professora, 01 Coordenadora Pedagógica e 02 Orientadoras Pedagógicas.

A atividade teve como principais objetivos:
• Divulgar a existência da ETE “Capuava”, bem como a importância da mesma para o município de Cerquilho;
• Conhecer a estrutura da estação “Capuava”, uma obra representativa do saneamento básico municipal;
• Conceituar esgoto e orientar as crianças sobre os tipos de resíduos que não devem ser lançados na rede de esgoto;
• Apresentar às crianças, in loco, as etapas do tratamento de esgoto;
• Explicar a importância do tratamento de esgoto para o meio ambiente e para a saúde pública;
• Abordar sobre os possíveis destinos do lodo de esgoto e;
• Discorrer sobre as taxas referentes ao tratamento de esgoto.

A partir da visita, os alunos adquiriram um rico repertório sobre o tratamento de esgoto, compreendendo que as condições inadequadas de saneamento básico podem resultar em diversos riscos à saúde, principalmente por meio da transmissão de doenças infecto-parasitárias.

A SMEC agradece, imensamente, todo o apoio e envolvimento da equipe da EMEF. Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi, a ativa participação dos alunos, bem como a parceria e o comprometimento dos profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cerquilho (SAAEC).