10/07/2017

ALUNOS DO 5º ANO INTEGRAL DA EMEF. LUIZA (ELIZA) GAIOTTO CORRADI VISITAM O CEAGRE “JATOBÁ” E REALIZAM O PLANTIO DE HORTALIÇAS COM O USO DE COMPOSTO ORGÂNICO

No dia 30 de junho, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) oportunizou aos alunos do 5º Ano Integral da EMEF. Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi uma visita ao Centro de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos - CEAGRE “Jatobá”, durante a qual os estudantes realizaram o plantio de hortaliças (alface e rúcula) em garrafas PET com o uso de composto orgânico proveniente da compostagem de cascas de frutas e legumes utilizados na merenda escolar.

A ação deu-se no período da manhã, das 9h às 11h, foi mediada pelas Orientadoras Pedagógicas da SMEC Erika e Sandra e pelos estagiários da SAAMA e contou com a participação de 18 alunos, 01 professora e 01 Coordenadora Pedagógica.

A atividade educativa teve como objetivos:

. Conhecer, na prática, os produtos finais (composto orgânico e chorume) resultantes da compostagem da matéria orgânica;

. Oportunizar aos alunos a participação na construção de uma horta orgânica vertical;

. Instigar a criação de hortas orgânicas (verticais e/ou horizontais) no ambiente familiar e nas escolas como uma alternativa para o consumo de alimentos saudáveis;

. Estimular a produção sustentável de alimentos;

. Desmistificar o conceito de lixo e despertar nos alunos a ideia de que, na natureza, tudo é reciclado e transformado;

. Incentivar o reúso de embalagens para o plantio de hortaliças.

A partir da execução da ação, os alunos adquiriram um rico repertório referente à compostagem da matéria orgânica e sobre a construção de hortas orgânicas, compreendendo, claramente, as vantagens da produção de alimentos orgânicos para o meio ambiente e para a saúde da população.

A SMEC agradece, imensamente, todo o apoio e envolvimento da equipe da EMEF. Luiza (Eliza) Gaiotto Corradi, a ativa participação dos alunos, bem como o comprometimento dos profissionais da SAAMA e encontra-se à disposição para o estabelecimento de novas parcerias.